CONSULTE SEU IPVA

Parcele seu IPVA em até 12x e fuja da Dívida Ativa

O relatório será enviado por whatsapp

CONSULTE SEU IPVA

Parcele seu IPVA em até 12x e fuja da Dívida Ativa

O relatório será enviado por whatsapp

Saiba tudo sobre IPVA

O IPVA é um dos principais impostos brasileiros, aplicado para proprietários de veículos automotores. É um imposto obrigatório e deve ser pago anualmente, dentro do prazo estipulado no documento fiscal.

Quer entender mais sobre este imposto? Está com o IPVA atrasado e deseja parcelar os débitos? Navegue em nosso conteúdo utilizando o menu abaixo e conheça tudo sobre o assunto:

O que é IPVA?

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), foi criado no ano de 1985, em São Paulo, no projeto de lei 804/85. Seu objetivo era substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), que foi uma taxa vinculada com gastos do sistema de transportes, criada em 1969.

Apesar de sua nomenclatura citar as palavras Veículos Automotores, o imposto é válido apenas para veículos terrestres, como carros, motos, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, excluindo barcos e aviões.

Este é um imposto obrigatório para todo o Brasil, porém, existem diferenças de prazos e valores para cada estado do país. Já a responsabilidade em relação ao controle do IPVA é dividida entre o Distrito Federal e os demais estados brasileiros, que recebem a arrecadação de 50% do valor referente aos municípios de onde os veículos são registrados.

O principal objetivo deste imposto é a manutenção de serviços de segurança, saúde, educação e transporte, relacionados com o trânsito e vias municipais e estaduais do país, e deve ser pago anualmente.

Consultar IPVA

Para realizar a consulta de IPVA, existem 3 principais procedimentos: a consulta online utilizando a placa, a utilização do Renavam ou a consulta presencial, na qual o proprietário precisa comparecer a uma unidade da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu município, com o documento do veículo em mãos.

Como consultar pela Placa ou Renavam

O proprietário que consulta IPVA pela internet, pode utilizar o código da placa ou o número do Renavam. Para realizar a consulta, basta ter os dados em mãos ao acessar um site credenciado.

Em nosso site, você realiza quantas consultas quiser, sem pagar nada por isso. Siga o passo a passo abaixo e consulte seu IPVA e todos os débitos do veículo:

  • Acesse: https://docdetran.com.br/ipva
  • No formulário, insira a placa ou Renavam do veículo;
  • Depois, insira um email válido e um número de celular e clique em Consulte Grátis;
  • Receba o relatório de débito em seu e-mail ou pelo whatsapp;

Fácil, não é mesmo? Consulta de IPVA 2021 SP é com o DOCDETRAN!

Secretaria da Fazenda IPVA

Consultas de impostos na Secretaria da Fazenda podem ser realizadas de maneira presencial, nos terminais de autoatendimento, agências SEFAZ ou pela internet. Cada município e estado oferecem diferentes opções.

Para quem prefere fazer o procedimento online, basta acessar a página da SEFAZ de seu estado. Para descobrir o endereço eletrônico, basta seguir a estrutura: www.fazenda.[seu estado].gov.br e utilizar a sigla de seu estado no lugar de [seu estado]. Por exemplo, para o estado de São Paulo, o link ficaria: www.fazenda.sp.gov.br

Já para quem prefere realizar a consulta presencial, é preciso descobrir a localização da Secretária em seu município e comparecer munido do documento do veículo, com o número do Renavam.

 

Detran IPVA

Por ser um imposto governamental, o IPVA não é gerenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), mas sim pela Secretaria da Fazenda de cada estado.

O vínculo entre os dois órgãos acontece no momento do Licenciamento, pois é preciso estar em dia com o pagamento do IPVA para poder licenciar um veículo. Entenda as principais diferenças clicando aqui!

Valor do IPVA

O valor do IPVA muda de acordo com os diferentes estados brasileiros. Estes aumentos e quedas acontecem pelos cálculos, realizados com base nas alíquotas (percentual ou valor fixo que será aplicado para o cálculo do valor de um tributo) estabelecidas pelo governo, juntamente com informações da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a famosa tabela FIPE.

Tabela de alíquotas 2020/21
VeículoPorcentagem
Carro a gasolina/flex4%
Carro a álcool, elétrico ou GNV3%
Picape cabine dupla4%
Cabine simples, ônibus e micro-ônibus2%
Motos e similares2%
Caminhões1,5%

Entenda o passo a passo:

  • Primeiro, o proprietário deve ter o documento do veículo em mãos, com as informações exatas da marca, modelo e ano, além do tipo de combustível.
  • Com as informações prontas, é preciso acessar a tabela FIPE (clique aqui e conheça) e escolher a categoria do veículo:
  • Ao selecionar uma das opções, será possível visualizar um formulário, com campos para as informações do veículo, como no exemplo abaixo:
  • Insira todos os dados e aperte o botão Pesquisar. Em alguns segundos, aparecerão as informações do valor venal do veículo. Escolhemos o Jeep Renegade como exemplo:
  • O último passo é aplicar a porcentagem prevista na tabela de alíquotas sobre o valor venal do veículo divulgado na tabela FIPE e descobrir o preço do seu IPVA.

    Para nosso exemplo, com o preço médio do automóvel em R$ 60.756,00 e a aplicação da taxa de 4%, o valor do imposto ficou em R$2.430,24.

    Outra opção é pesquisar diretamente em nosso site!

    Na ferramenta de pesquisa gratuita do DOCDETRAN, você insere sua placa ou Renavam e pesquisa o valor do IPVA e outros débitos do veículo, e ainda pode fazer o pagamento à vista ou em até 12x nos cartões de crédito.

    Quer praticidade? Comece o ano com tudo regularizado no DOCDETRAN Despachante! Clique no botão abaixo e quite seu IPVA 2021.

Como pagar IPVA?

Para quem ainda está dentro do prazo de pagamento do IPVA, existem 3 opções: realizar o pagamento em despachantes credenciados, pagar em caixas de autoatendimento ou guichês em uma rede bancária autorizada, ou comparecer em uma casa lotérica portando o RENAVAM do veículo.

Qual é o prazo para pagar?

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago no início do ano, de acordo com a tabela de final de placa dos veículos. Conheça as datas para pagar o IPVA 2020:

TABELA IPVA SP 2020
MÊSJANEIROFEVEREIROMARÇO
PARCELA1ª PARCELA OU COTA ÚNCIA COM DESCONTO2ª PARCELA OU COTA ÚNICA SEM DESCONTO3ª PARCELA
PLACADIA DO VENCIMENTODIA DO VENCIMENTODIA DO VENCIMENTO
FINAL 109/01/202011/02/202011/03/2020
FINAL 210/01/202012/02/202013/03/2020
FINAL 313/01/202013/02/2020 13/03/2020
FINAL 4 14/01/202014/02/202016/03/2020
FINAL 5 15/01/202017/02/202017/03/2020
FINAL 616/01/202018/02/202018/03/2020
FINAL 717/01/202019/02/2020 19/03/2020
FINAL 820/01/202020/02/202020/03/2020
FINAL 921/01/202021/02/202023/03/2020
FINAL 022/01/202024/02/202024/03/2020

É preciso imprimir o IPVA?

Afinal, mesmo com toda a praticidade dos dias atuais, ainda é preciso imprimir o IPVA para fazer o pagamento do imposto? A resposta é não!

Mesmo para quem escolhe pagar presencialmente, comparecendo até bancos ou casas lotéricas, basta levar o número do código de barrar ou, no caso das lotéricas, o número do Renavam do veículo.

Mas é importante lembrar que o IPVA pode ser pago diretamente pela internet, tantos nos sites da Secretaria da Fazenda de cada estado, quanto em despachantes credenciados, como o DOCDETRAN!

Como tirar a segunda via?

Perdeu o documento fiscal e precisa de uma 2 via IPVA? Atualmente, é possível fazer todo o processo diretamente de um smartphone ou computador, acessando as plataformas na internet.

A primeira opção para gerar o boleto de 2 via é acessando o site do DETRAN. Lembrando que é preciso utilizar a sigla do estado desejado no endereço eletrônico, como no exemplo do site de São Paulo: www.detran.sp.gov.br

A segunda opção é acessar o site da Secretaria da Fazenda, na aba Cidadão, e clicar na opção IPVA. Para ambos os casos acima, é preciso ter um cadastro e acessar sua conta com senha.

A terceira e mais prática, é acessar o site do DOCDETRAN Despachante, com o número da placa ou Renavam, e realizar a consulta do seu IPVA. Após visualizar, você pode pagar o débito, parcelando em até 12x nos cartões.

Parcelamento de IPVA

No começo de cada ano, proprietários de veículos recebem o documento fiscal em suas residências, com o valor e código de barras para pagamento do imposto.

A primeira opção é realizar o pagamento à vista. Ao optar por esta opção, o proprietário recebe um desconto de 3% no valor total do documento.

 

Outra possibilidade é optar pelo parcelamento de IPVA, dividido em 3 vezes, para pagamento nos três primeiros meses: janeiro, fevereiro e março. Nesta opção, não existe o desconto no valor total.

 

Já para quem perdeu o prazo e precisa quitar o débito antes que se torne um cadastro na Dívida Ativa, existe a opção de pagamento via despachante credenciado do DETRAN. Para esta opção, o proprietário pode realizar o procedimento diretamente em nosso site.

 

Apesar de não ter o desconto, poderá escolher pagar o débito à vista, via boleto bancário, ou parcelar em até 12x, utilizando até 6 diferentes cartões de crédito. Para esta opção, basta clicar no botão abaixo!

Perigos do IPVA atrasado

Existem 5 principais perigos para quem atrasa o pagamento das taxas e impostos do governo. Alguns mais leves, já outros, com consequências bem caras. Conheça abaixo a lista dos perigos:

  • Primeiro perigo:

     ao atrasar o pagamento do IPVA, o proprietário receberá um comunicado pelos correios com um prazo para acertar essa dívida. Se não cumprir essa data, poderá ser negativado e ter o nome incluído na Dívida Ativa.
  • Segundo perigo:

     enquanto o pagamento do imposto não for regularizado, o veículo fica impossibilitado de ser licenciado.
  • Terceiro perigo:

     proprietários condutores, pegos com o licenciamento irregular, correm o risco de ter o veículo apreendido.
  • Quarto perigo:

     o atraso do licenciamento faz com que o veículo fique irregular, o que configura em uma infração de trânsito gravíssima.
  • Quinto perigo:

     além da multa de licenciamento vencido, com o veículo apreendido, o proprietário precisará pagar diariamente a estadia no pátio, além de uma taxa para a retirada, depois do débito quitado.

Multa e apreensão do veículo

Para condutores em atraso com o IPVA, ser pego por uma autoridade de trânsito pode significar multa gravíssima e apreensão do veículo.

Ao ter o automóvel apreendido no pátio, será necessário arcar com a estadia, que é cobrada diariamente, e mais uma taxa para a retirada do veículo depois de pagar o valor da multa e regularizar o imposto.

Este é um dos cenários que pode acontecer no momento em que o proprietário deixa de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Nada legal, não é mesmo?

Mas o pior ainda está por vir! Já pensou em ter o nome cadastrado na Dívida Ativa? Não sabe o que é? Continue a leitura e conheça.

O que é a Dívida Ativa?

Dívida Ativa é o nome dado ao cadastro negativo do governo, aplicado em cidadãos que deixam de pagar seus impostos. Os principais responsáveis pela inclusão anual de nomes neste cadastro são o IPTU e IPVA.

No caso do imposto para veículos, após 3 meses do vencimento do documento fiscal, o nome do proprietário já está apto para ser incluído no cadastro. A partir da inclusão, o valor começa a acumular juros de 1% ao mês, em cima do valor do imposto irregular.

Ao aplicarmos o valor desta dívida no IPVA de um veículo muito popular nos últimos anos, que é o modelo Renegade, da marca Jeep, com um valor médio de R$ 60.756,00, podemos observar o cenário seguinte:

  • Valor do IPVA em 2020:  4% sobre o valor venal = R$2.430,24

  • Dívida Ativa:  Acréscimo de 1% do valor do débito, por mês.

  • Acréscimo da Dívida Ativa em 1 ano = R$291,62

  • Acréscimo em 3 anos = R$874,88

  • Dívida Ativa em 5 anos = R$1.458,14

  • Valor total do IPVA + Dívida Ativa após 5 anos  = R$3.888,38

Como pagar IPVA atrasado?

Depois do prazo do pagamento, o proprietário perde o benefício do parcelamento em 3x sem juros, oferecido diretamente pelo governo. Mesmo assim, é possível gerar a 2 via do documento e realizar a quitação a qualquer momento.

Já para o pagamento deste e outros débitos veiculares em um despachante online, o parcelamento se torna uma opção em qualquer mês do ano.

Se este é seu caso, siga o passo a passo a seguir e regularize!

  1. Acesse nosso site: https://docdetran.com.br
  2. Consulte seus débitos utilizando a placa ou o Renavam;
  3. Escolha a opção IPVA ou Dívida Ativa;
  4. Selecione a forma de pagamento (até 12x, em 6 diferentes cartões ou à vista no boleto bancário);
  5. Pronto! Seu IPVA estará regularizado.

Isenção de IPVA

Apesar de ser um imposto obrigatório, alguns brasileiros conseguem o direito ao benefício chamado de isenção de IPVA, que funciona basicamente desobrigando esta pequena parcela do pagamento.

Procurando outras informações?

Perguntas

A transferência de veículo é um processo obrigatório a ser feito quando há mudança de proprietário ou de localidade do veículo.

O valor da transferência sofre alteração todo ano. O valor também muda de um estado para outro. Em São Paulo, no ano de 2020, o valor é de R$ 212,60 para veículos com licenciamento em dia e R$ 306,47 para veículos sem ter feito o licenciamento.

O proprietário do veículo tem um prazo de 30 dias para fazer a comunicação. Se esse prazo não for respeitado, o proprietário será autuado com uma multa grave, no valor de R$ 195,23.

É necessário fazer a autenticação em cartório do documento de comunicação de venda. Esse documento é essencial para a transferência de veículo.

Deixe o trabalho duro conosco.

Fale com um de nossos Despachantes

Nossos horários de atendimento